sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cicloviagem 2023 / 24

Em meio a muitas dúvidas de qual seria a cicloviagem deste ano, resolvemos meio que em cima da hora fazer um roteiro que completaria as cicloviagens de 2020 e 2021 , nestas fizemos duas tentativas para atravessar a América do Sul  para Chegar em lima no Peru, porém por conta da pandemia ( covide ) nenhuma das vezes conseguimos. Do projeto de 4 meses de viagem sobrou a esperança de agora concluirmos o roteiro das Missões ( Argentina e Paraguai ) , e depois tentar chegar em Salta na Argentina. Partimos no dia 22 de dezembro de 23 rumo a Foz do Iguaçu, fomos de avião com passagem só de ida. Na bagagem além de todo equipamento, tinhamos as amigas ,quase filhas , Kethy e Sueelen que iriam nos acompanhar em mais uma cicloviagem.

Chegamos em Foz do Iguaçu, e ja no aeroporto montamos as Bike e pedalamos atá Puerto Iguaçu na Argentina. Ficamos em um hotel ( La Manzana) , bem localizado que nos permitiu no dia seguinte pela manhã tomar um onibus bem à sua frente para nos levar até o parque Iguaçu, onde visitamos as Cataratas do Iguaçu pelo lado Argentino.

.  Iniciamos nossa jornada rumo as Missões Jesuiticas da Argentina, seis dias pedalando até chegarmos nas  Ruínas de San Ignacio Miní  , que são uma das mais bonitas e bem preservadas das 30 reduções jesuítas que encontramos no Brasil, Argentina ou Paraguai. No dia seguinte passamos pela Redução de Nossa Senhora de Santa Ana ,  está localizada no município de Santa Ana . Foi fundada no  século XVII durante a colonização espanhola da América  e foi aqui que conhecemos o sr Ricardo, um historiador apaixonado que nos deu um aula completa sobre a historia das missões Jesuíticas.   Já estamos na virada do Ano e chegamos em Posadas a capital da província de Misiones. Sua localização geográfica e a história da província transformaram Posadas no centro administrativo, comercial e cultural da região, localizada às margens do Rio Paraná, tem uma elevada dinâmica comercial e turística. Aqui nossa amiga Sueelen volta para casa, pois tem que trabalhar, e nós continuamos a jornada. Para sair de Posadas , tivemos que  atravessar o rio Paraná  por meio de um trem, que nos deixou na outra margem do rio já no Paraguai na cidade de Encarnacion, e esta é a terceira cidade do país, economicamente falando, logo depois de Assunção e de Ciudad del Este . Mas não ficamos por lá  e já seguimos rumo a Missão Jesuíta de Santíssima Trindade do Paraná. Esta foi uma das últimas reduções a serem construídas na área do rio Paraná. Foi originalmente construída em 1706. É a redução Guarani mais bem preservado do Paraguai e a maior. No dia seguinte mais uma redução jesuítica .  Jesús de Tavarangue,  foi fundada em 1685 e apresenta atualmente uma igreja restaurada, oficinas e casas de Guaranis, também em restauração. A arquitetura desta redução era completamente diferente das outras. Em estilo mourisco, único em todas as reduções, as três portas de acesso ao templo são excepcionalmente belas.  Dia 05 de janeiro nosso destino tomou um rumo diferente do planejado inicialmente e estamos planejando chegar em Corrientes na Argentina , e de lá pensamos em tomar um Onibus para Salta, então seguimos em nosso novo plano. Neste momento estamos enfrentando altas temperaturas e para evitar maior desgaste as partidas tem sido bem cedo Chegamos em Ayolas  no Paraguai pensando em ficar para que no dia seguinte seguíssemos para  Ituzaingó  já na Argentina  na província de Corrientes, porém aqui há que se atravessar o rio Paraná e apesar da existência de uma ponte, devido a eclusa de Navegação de Yacyreta,  não se pode atravessar de bicicleta e tivemos que tomar um ônibus . Apesar de todo o perrengue, tivemos uma super  assistência do Gabriel, um jornalista local que nos deu toda assessoria  para que pudéssemos passar pela aduana e fazer a travessia tranquilamente.

Agora já na argentina foram mais cinco dias até chegarmos em corrientes onde o plano era pegar o ônibus para salta. Fomos direto para a rodoviária e lá a decepção veio a tona. Não poderíamos despachar as bicicletas no ônibus, as companhias não aceitam esse tipo de bagagem, e a única forma seria despachar separadamente o que demandaria quatro dias de prazo para a entrega em Salta.  Ultima forma , tivemos que  mudar os planos novamente. Decidimos que nosso destino seria Assunção , no Paraguai. Para aliviar nossas tensões , surgiu mais um anjo da Guarda para nós , o Frederico. Essa é uma daquelas histórias que podemos contar a vida toda, pois começo com o Frederico nos abordando no caminho quando íamos para a rodoviária, ofereceu ajuda  e nós apenas agradecemos.  Na rodoviária , eis que aparece o Frederico, ele preocupado com nós veio e se ofereceu para levar-nos até o centro em um bom hotel . Carregamos as bikes na camionete dele e lá fomos.  Por fim fizemos uma grande amizade, fomos tomar uma cerveja na costaneira e no dia seguinte nos convidou para uma parrilla em sua casa. Fomos, conhecemos seus pais , Srs Frederico e helenice , passamos uma tarde maravilhosa , e a noite fomos comer uma pizza. Tudo de bom , uma amizade para sempre. Com o novo plano em prática seguimos viagem para Assuncion , foram 8 dias de muitas aventuras, passando por povoados minúsculos, vivendo os momentos de chuva, sol , e vento da melhor forma possível que é pedalando.   Em assunção, tomamos um ônibus para cidade del este, onde ficamos por dois dias fazendo compras e curtindo as lojas. Em Foz do Iguaçu um ônibus leito direto para são Paulo e concluímos a cicloviagem de 1.350 km pedalados em  28 dias.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Pedal de Domingo

Reconhecimento de trilha para acompanhar um grupo .
  Saindo de Rio Grande da Serra, sentido Paranapiacaba , foram 47 km a volta completa .

veja o trajeto 👇

Uma semana depois o Pedal realizado

domingo, 22 de janeiro de 2023

CICLOVIAGEM 2022 - ESTRADA REAL

Iniciamos em Ouro Branco , dia 28 dezembro 22 e chegamos em Paraty dia 10 janeiro 2023 , 550 km pedalados em 14 dias de muita aventura .

para mostrar esta cicloviagem  produzimos uma sério de filmes no YOUTUBE , podem acessar nosso canal  queropedalar ou ver os links abaixo .