2009 - CICLOVIAGEM PASO LIBERTADORES - CHILE

parque aconcagua

Nossa primeira cicloviagem internacional, inspirados no livro 7 Passos Andinos , do Antonio Olinto, resolvemos que fariamos a nossa primeira aventura de bicicleta fora do Brasil . E assim foi que partimos rumo a Santiago no Chile em um Voo direto . Não tinhamos muito planejamento para esta cicloviagem , mas já chegamos e pegamos um onibus que nos levou até Mendoza , na argentina , fazendo basicamente o mesmo caminho que realizaríamos de Bicicleta. Seguimos viagem a noite , o que nos impossibilitou de ver qual paisagem nos estaria aguardando ...Assim as 4:00 da madrugada chegamos em Mendoza , sem a minima idéia por onde começariamos. Estava chovendo, uma garoa fina mas muito fria , mas não nos impediu de montar as Bikes e sair pedalando rumo ao centro de Mendoza. No caminho procuramos um local para nos hospedarmos, porém todos os hoteis , pousadas  estavam lotados e com vagas sómente para depois das 10 horas. Estava clareando e chegamos em um posto de conveniências onde tomamos nosso café da manhã e aproveitamos para ver o que poderiamos fazer até as 10 horas para depois descansar. Resolvemos seguir até o parque  San martin para conhece-lo e passar o tempo. Por volta das 7:00 o sol deu as caras e brilhou, dando um empurrãozinho na vontade de seguir viagem.....é o que fizemos, resolvemos que conheceriamos Mendoza percorreno-a toda de bicicleta de extremidade a extremidade até acançarmos a ruta que nos levaria ao nosso destino. Foi uma loucura, seguimos estrada a fora até Potrerillos. Chegamos bem tarde, em baixo de chuva e com muito frio , por sorte conseguimos uma boa cabana para passarmos a noite. Na sequencia de dias fomos a Uspallata  depois Ponte de Inca . Saindo de Ponte de Inca  visitamos o parque nacional do Aconcagua e depois subimos no paso Cristo redentor que fica a 4.100 mts de altitude. Dai passamos pelo Tunel Cristo Redentor entrando na Argentina  , descendo os caracoles e chegando em Guarda Vieja onde dormimos em uma boa cabana. No dia seguinte a principio iriamos para Santiago, mas resolvemos chegar no Litoral e mudamos a rota parta Vinã del mar , um dia de muitas descidas que nos garantiu percorrer nosso recorde em quilometragem de bike, foram 171 km. Chegamos exaustos , e ficamos em um pequeno hotel bem próximo do mar . No dia seguinte chovia muito, mas mesmo assim saimos passear a pé e acabamos indo conhecer Valparaiso , distante dali alguns Km....alugamos uma van onde encontramos um casal de Brasileiros que  nos fez companhia durante todo o passeio.  Foram dois  dias descansando e sem pegar as bikes. Hora de partir , o pneu esta furado.....arrumei e saimos com destino a rodoviaria para pegar o onibus que  nos levaria até o aeroporto. Depois de 5 dias pedalando sem nenhum problema justamente no hora da partida o pneu resolver dar problemas e o furo não estancava, fazendo com que eu tivesse que ficar enchendo de tempos em tempos até o ponto de a regina sair na frente e ir até o onibus pedir para o motorista esperar pois eu estava trazendo a bike na mão empurrando no maior desespero. Ufa , deu tudo certo , pegamos o onibus e fomos para o aeroporto .
Terminamos nossa primeira cicloviagem internacional com muita agitaçao mas com  muita alegria e com a certeza de que era a primeira de muitas outras que viriam....

veja imagens da rota e fotos no caminho

voo sobre a cordilheira dos andes

na rodoviaria em Mendoza

parque san martin

aguas de degelo

ruta 7

cabana em Potrerillos

as grandes subidas  ruta7

Adicionar legenda

rara possibilidade de uma sombra

oferenda a difunta Correa

caracoles

guarda vieja

chegada em vinã del mar

guarda vieja a vinã del mar