2019 - CICLOVIAGEM EUROVELO 6 - Etapa 1 França


   

Mais uma cicloviagem concluída, e nem parece que poucos meses atrás ainda estava sendo pensada.... muitas dúvidas surgiram antes de decidirmos qual seria o melhor destino para a próxima viagem de bicicleta.
Em nossos planos tínhamos algumas opções entre a América do Norte e Europa.
Fizemos algumas conjecturas, então consideramos que o mais viável para três ou quatro meses seria a Europa.
Dentro da Europa muitas eram as possibilidades, visto as facilidades dos roteiros da Eurovelo. Uma rede de 16 ciclovias de longa distância conecta várias cidades e países do continente europeu. 
Uma rota chamou a atenção, a Eurovelo6 que atravessa a Europa de Leste a Oeste, percorre 10 Países e se desenvolve margeando grandes rios como :Loire, Doubs, Saône , Reno e Danúbio.
Um empolgante desafio; atravessar de bicicleta a Europa do Atlântico ao Mar Negro. Compramos apenas a passagem de ida, deixando em aberto o local e a data exatos do nosso retorno pois pretendíamos viajar sem compromisso de prazos, coisa rara em nossas viagens.
Partimos com destino a Europa fazendo uma escala de um dia em Lisboa e depois chagamos em Nantes na França, nosso ponto de partida onde adquirimos nossas novas bicicletas que foram encomendadas aqui no Brasil na loja Decathlon de Nantes.


Rockrider ST 540



Para melhor entendimento, nesta postagem vamos apresentar apenas Etapa realizada na França , dando informações básicas de nosso roteiro e principais atrativos.




  Ficamos 4 dias em Nantes conhecendo e nos familiarizando com o idioma francês, afinal ficaríamos pelo menos uns trinta dias nesse território durante a travessia.Em Nantes visitamos a Catedral st Pierre st Paul, o Chateaux_des_ducs_de_Bretagne, o Museu natural de história, o Jardin_des_plantes e a  principal atração de Nantes o  Les Machines de L'ile ou As Maquinas da Ilha , um complexo de engenhosas máquinas que nos remetem as historias de ficção cientifica. 


                              
                       Catedral  de Nantes
Ducs de Bretagne

Ducs de Bretagne



                          
                    Jardin des plantes
Museu Natural Nantes



Les Machines de l`ìle


Começamos a cicloviagem com a agradável companhia de nosso filho Rodrigo, que  esteve conosco por oito  dias até a cidade de Orleans .
Para ele alugamos uma bicicleta e um alforje que foram devolvidos em uma loja em Orleans. ( custo de  118,00 euros, para oito dias incluso o alforje e a devolução da bike em Orleans )



De Nantes  até Orleans  percorremos 510 km em 8 dias, e este trecho foi realizado usando as ciclovias da rota   Loire a Velo que faz parte da Eurovelo6  e se desenvolve as margens do rio Loire. Também nesta parte compõe-se com a rota dos castelos franceses.  Passamos pelos principais castelos, também chamados de Chateaux, o que fez deste roteiro extremamente interessante e  cultural.




Saindo de Nantes,  após uns 30 km, avistamos o primeiro Château,  Château Mediavel de Oudon, onde fizemos apenas uma visita externa. 

Oudon
A viagem começa a tomar forma e dai para frente foram se concretizando as expectativas quanto aos castelos franceses que teríamos pela frente.

Na sequência vimos o Chateau de Angers, Chinon e  Chateau de Villandry, neste último realizamos a vista aos jardins (7 euros p/p ) ,o palácio é conhecido pelos seus três jardins:  torre de menagem , jardim ornamental e jardim de água 

Angers

Chinon


Villandry

Seguimos para Savoniere onde pernoitamos em um camping com direito a churrasco e tudo.
De Savoniere, chegamos em Tours e depois  Amboise onde ficamos duas noites, pois reservamos um dia só para ir visitar o Chateau Chenonceau  famoso  por ser o castelo das cinco princesas (14,5 euros p/p).

Chenonceaux

Próximo destino foi  Blois  porém com escala  no Chateau Cheverny ( 12 euros p/p) situado fora de nossa rota principal mas que tinha que ser visitado, afinal é um dos mais completos em seu mobiliário, conservando a história para as futuras gerações.


Cheverny

De Blois seguimos para Orleans também saindo da rota principal para conhecer o mais  famoso de todos os  Chateaux, o esplendoroso  Chambord ( 14,5 euros p/p) que abriga um conjunto arquitetônico estilo Renascentista francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas. É um dos mais conhecidos castelos do mundo.

Chambord
Em resumo cada castelo tem sua peculiaridade e sua beleza, então classificar qual devo ou não devo visitar é um pouco difícil. Definimos nossas escolhas basicamente considerando opiniões de outros viajantes e a conveniência com relação a nossa rota planejada. Por fim, acreditamos que fizemos boas escolhas.
Chegando em Orleans, nos despedimos do Rodrigo que voltou para Lisboa onde reside.



Para nós mais uma nova etapa da viagem que seria até a Romenia com ponto final em Constanta no Mar Negro.

Saindo de Orleans continuamos a viagem as margens do Rio Loire  seguindo pela  rota do  loire a velo até próximo a Nevers, onde deixamos a rota que se estende até La Guerche-Sur-l`Aubois pouco a frente de Cuffy.


rota ( click para ampliar)
Passamos por diversos Locais que guardam a essência da cultura francesa em seus vilarejos, ruas estreitas, casas centenárias, fontes de água, castelos e igrejas.

Dentre muitos locais destacamos Sully sur Loire, Gien e Briare onde começa o Canal de Briare por onde passa a eurovelo3 rumo ao norte da França e também da inicio ao Canal Lateral a Loire, que se estenderá ao sul até Digoin, além da entrada no território da Borgonha.



Gien
Sully Sur Loire

canal de Briare


canal lateral do loire (click para ampliar)

Neste trecho cruzamos com a rota do Meridiano Verde ( La Méridienne Verte) que atravessa a França de norte a sul e  foi realizada em 2018 por nosso amigo e cicloturista  Nestor do projeto  Giraventura .

Ainda cabe citar  Belleville sur Loire onde tem uma Usina  Nuclear Eletrica que destoa completamente com a paisagem


usina nuclear elétrica
A rota as margens do Canal Lateral do Loire trouxe um panorama diferente na viagem visto as inúmeras embarcações e eclusas pelo caminho.



vista Sancerre
Passamos por Sancerre e entramos na Reserva Natural Vale do Loire que vai até La Charité Sur Loire em uma Grande Área de preservação,  para depois alcançar Nevers.

Em Nevers ficamos um dia a mais para podermos   visitar  o Castelo,  a Cathedral e o Santuario de Santa Bernadete onde o corpo intacto da Santa se encontra exposto em uma urna de cristal.


Catedral Nevers

Santuário Santa Bernadete
Agora seguimos até Decize, observando que pouco antes de Decize, em Coffy, as indicações passam a ser da rota eurovelo 6 visto o fim da rota “Loire a Velo”.

Em Decize a eurovelo 6 nos leva as margens do  Canal du Nivernais (ver mapa acima) que contempla uma ciclovia que vai até Auxerre ao norte mais próximo a Paris. Percorremos apenas 9 quilómetros  nesse canal e depois desviamos para o Sul, porém neste ponto não havia uma indicação clara fazendo que pedalássemos  1,5 km a frente até que o erro foi constado graças a rota baixada no GPS. Seguimos por uns 50 km, próximo a Gilly Sur Loire, e  alcançamos novamente  o Canal Lateral do Loire  para  finalmente chegar em Digoin.

Foi neste trecho que encontramos dois amigos brasileiros, Marcelo e Daniel, que faziam a eurovelo 6 a partir da Basileia (Suiça) com destino ao Atlântico. 


 
Marcelo e Daniel
Depois de Digoin deixamos de seguir o Rio Loire e começamos a pedalar ao lado do Canal du Centre, que corre as margens do Rio Bourbince. Passamos por cidades como Paray le Monial, Palinges,  Santenay e Chagny. 
Esta ciclovia é conhecida como Rota do Verde e esta sendo ampliada devendo chegar até Chalon-sur-Saone onde encontramos o Rio_Saone.


Uma observação sobre os caminhos ao longo dos canais é que estamos sempre pedalando, não há descidas ou subidas significativas,  o único obstáculo que temos que vencer é o forte vento, que em determinados lugares nos surpreendeu fazendo-nos lembrar da Patagônia.



Outra peculiaridade são os pássaros e as  aves em abundância que além de colorir a paisagem  preenchem nossos ouvidos com seus cantos.
Não podemos deixar de falar das rãs , enormes grupos preenchem as bordas de riachos e lagos fazendo o estridente coachar parecer uma sinfônica. 


Ao encontrarmos o rio Saône começamos a pedalar às suas margens na chamada Rota Azul, passamos por Seurre, Saint Jean de Losne e logo depois de em Saint Symphorien sur Loire abandonamos as margens do rio Saône deixando o território da Bourgogne e começamos a seguir um novo canal, o Canal Rhone au Rhin  até chegarmos em DoleDole quando  surge mais um rio, o Rio_Doubs,  que também será nosso companheiro de viagem.


Passamos por cidades como Besanson, Baume-Les-Dames e Voujeaucourt onde o rio Doubs se vira para o sul e deixa que a ciclovia siga seu rumo ao lado do  Canal do Rhône ao Rhin. 



rota dos canais ( Click para ampliar)
Na sequencia chegamos em  Mulhouse onde além do trivial city tour, fizemos a visita ao museu citede la utomobile ( 16 euros p/p)



cité de l`Automobile


Encontros com cicloturistas foram diversos, mas foi próximo a Montbéliard que conhecemos o Olivier e a Claudie, franceses de Nantes, cicloviajando desde Nantes com destino em Constanta como nós. Mau sabíamos que esses seriam nossos grandes companheiros de viajem. Um começo tímido, apenas trocando cumprimentos mas que com os constantes encontros e coincidências do dia a dia acabamos criando um vinculo de amizade sem igual. Não combinávamos nada sobre o dia seguinte, apenas conversamos amenidades e trocávamos informações sobre a rota. Houveram diversos  encontros aleatórios  na rota tornando-se constantes os almoços, lanches e petiscos  juntos. Assim os dias foram passando e ao final percebemos que tínhamos o mesmo plano de viagem e o mesmo ritmo e já estávamos a muitos dias convivendo, aprendendo com as diferenças de nossos idiomas, nos comunicando como dava e nos divertindo. Um processo que ainda não havíamos experimentado e que muito nos agradou. Faltando pouco mais de uma semana para terminar a cicloviagem resolvemos que iriamos concluir juntos, afinal estávamos na mesma sintonia sem sequer termos nos afinado ou ensaiado para isso. Deixo aqui esse registro porque vimos que as diferenças na cultura, nos costumes e na língua são completamente superáveis quando se quer compartilhar a alegria, o bem estar e o conhecimento. Fizemos grandes amigos.

amigos franceses - Olivier e  Claudie
Em Mulhouse basicamente terminamos a etapa da França da Eurovelo 6  pois  apenas  58 km nos separam de Basel na Suíça onde completamos  1376 km em 25 dias.  Pudemos vivenciar com muita intensidade todas as belezas disponíveis em nosso caminho. Tivemos ótima impressão dos franceses, muito acolhedores e solidários, comida ótima, bons vinhos, bons campings e uma malha completa de ciclovias permitindo que a viagem transcorra sem qualquer risco ou tensão.
Uma experiência que pode ser vivida por qualquer pessoa que queira viajar de bicicleta  pois as condições são perfeitas para isto.



Rotas no  Maps My

Click aqui  ⬊
          
👉Nantes a Orleans

 👉Orleans a Chagny

 👉Chagny a Basiléia


Postagens especiais 

      Click aqui  ⬊

La Loire a Velo

Rota-dos-canais


veja CUSTOS  / POR DIA / POR PESSOA  ↘↘

Não contempla Aéreo

veja distâncias e hospedagens (Casal)  , dia a dia ↘↘

1376* Km , Média 57 km/dia  ( 25 dias  sendo 19 pedalados)
Gasto Hospedagem 30,22 euros /dia ( 17 campings , 12 hospedagem)
* contados a partir do dia 7 de maio




Esta foi só a primeira etapa ( 03 de maio a 31 de maio de  2019) de uma cicloviagem que durou quatro meses, em que percorremos 6500 km de bicicleta, passando por 11 países e dois continentes.



🔂 veja etapa 2
Basiléia a Budapeste 

🔂  veja etapa 3
⏩ Budapeste a Constanta

🔂 veja Turquia
⏩   Turquia

fotos e filmes poderão ser vistos também no instagran (@queropedalar), facebook (queropedalarcicloviagens) e youtube (canal regina stella e canal queropedalar)

Caso queira informações e dicas,  melhor contato email cstella@uol.com.br



              fotos ( veja mais no instagran   #queropedalar )


 





















Um comentário:

  1. Bacana demais!!!
    O relevo parece generoso, relativamente Plano.
    Bela aventura

    ResponderExcluir