2021- CICLOVIAGEM BRASIL URUGUAI

 

CICLOVIAGEM 2021 –  BRASIL URUGUAI

A Cicloviagem 2021 terminou  dia 29 de dezembro 21 , 

 após 69 dias e 3240 km  repleta de improvisações e aventuras.

Inicialmente seria uma viagem de 4 meses , pois pretendíamos realizar parte da  cicloviagem planejada no ano anterior que não se concretizou devido restrições sanitárias .(Covide 19 ) .

Este ano iniciamos o pedal em Camboriú , SC , e desenhamos um novo roteiro até chegar na divisa com a Argentina, na cidade de São Borja , RS.  De lá seguiríamos  até  Salta na Argentina,   Deserto do Atacama no Chile , depois  Salar do Uyuni na Bolívia e finalmente chegar em Lima no Peru . Um projeto ousado que gostaríamos muito de ter realizado , porém novamente fomos barrados pela pandemia. Ocorreu que as fronteiras ainda não estavam completamente liberadas e os protocolos de ingresso eram incertos, não sentimos segurança para entrar na Argentina e resolvemos mudar o rumo. 

 

Criamos um novo projeto, seguimos para o Uruguai, visto que obtivemos informações mais precisas e tranquilizadoras sobre nosso ingresso e permanência no Pais. Cumprimos os protocolos Sanitários e lá fomos nós .

 

A cicloviagem no Uruguai durou 18 dias, percorremos toda a fronteira Uruguai e Argentina até chegar no Chuy,  onde inicialmente o rio Uruguai faz a divisa e depois da lugar ao Rio da Plata .

 

Do Chuy/Chuí , partimos de ônibus até Florianópolis para iniciarmos o retorno para nossa casa.

Em breve faremos um relato com detalhes e informações da cicloviagem . 

 

POR ENQUANTO TEMOS ESSAS PUBLICAÇÕES NO YOUTUBE 👇

 

 🎬parte 1   Camboriú  -  Uruguai

🎬 parte 2   Uruguai

 🎬parte 3  Florianópolis  - São Paulo

 🎬teaser

Aqui antecipamos nossos agradecimentos a todos que nos acompanharam e nos incentivaram durante a cicloviagem , e em especial aos amigos que fizemos no caminho, onde muitos foram verdadeiros anjos. 


COMEÇO AQUI A NARRATIVA DIA A DIA , AINDA EM EXECUÇÃO...UMA HORA TERMINO


Partida  20 outubro 2021   

Chegada 29 dezembro 2021

69 dias

3250 km

Partimos de casa, em Santo André, fomos de carro até a rodoviária prefeito Saladino, deixei  as bikes ,malas e a Regina , voltei para casa  guardei o carro e peguei um Uber que me levou até a rodoviária.

Viajamos a noite toda e as 10 horas da manhã já estávamos na casa do Roberto meu cunhado. Passamos dois dia em Camboriu , fizemos uns passeios pelo Balneário de Camboriú e Praias de Itapema  , e ainda aproveitei para arrumar o meu GPS que havia dado um problema no botão liga desliga Tivemos também um encontro com o grupo de ciclistas do grupo  PaPum !, onde pudemos passar umas horas num bom papo sobre bicicleta e viagens.


Balneário Camboriú





praia do Cabeço - Itapema

praia Grossa - Itapema

grupo Pá Pum!



Dia 1 – inicio da Cicloviagem 

Camboriu a São João Batista  - 58 km

Partimos 7:20 , inicialmente um trecho urbano por ciclovia, e depois uma estrada de terra com pouco movimento mas com muita erosão e pedra solta dificultava o pedal principalmente nas subidas bem íngremes . O que ajudou bastante é que nesse primeiro dia não carregamos a bagagem , isto porque iriamos comemorar o aniversário do meu sobrinho  e nossas malas seguiram no carro com a esposa do roberto até o restaurante em Angelina.

Eram 12:00 horas quando chegamos na cidade, o restaurante ficava há uns 3km do hotel que ficaríamos, neste momento eu já sofria com problemas na  roda traseira , foi quando sugeri para regina e roberto   irem na frente pois eu iria procurar uma bicicletaria. Logo na entrada do bairro avistei a DALBOSCO BIKES , fui até a porta e estava fechada, mas estavam saindo de dentro o Felipe e Indianara , para quem me dirigi e perguntei se havia outra bicicletaria na cidade.


Prontamente o Felipe se dispôs a me ajudar, abriu a porta e entramos na oficina onde ele rapidamente 
 apertou os raios dando condições para eu prosseguir o caminho, fui ao encontro dos demais e terminamos o dia com a comemoração do aniversario do sobrinho.Registro aqui meu agradecimento ao Felipe e Indianara, os primeiros anjos do caminho já apareceram, obrigado









.




Dia 2 – São João Bastisita a Angelina – 63 km

7:30 , saimos do perímetro urbano já na SC 108 com um bom asfalto , apesar do pequeno acostamento não tivemos problemas. O trajeto foi muito agradável margeando o rio Tijucas e depois de 27 km chegamos no acesso que nos levou até a Cascata  do Rio do Alho . Do acesso foram uns 4 km por estrada de terra até a cachoeira, onde encontramos um local que além de muito bonito conta com uma ótima estrutura para lazer com quiosques com churrasqueiras, mesinhas e  banheiros, ótimo para passar umas boas horas descansando. No nosso caso só ficamos uns minutos apreciando o local e seguimos viagem.












Voltamos para estrada, e despois de 1,5 km terminou o asfalto e começou o desafio do dia, estrada de terra e uma subida de mais de 7 km com inclinação de 8 % em alguns trechos. Quando veio a  descida fomos ultrapassados por um ciclista em alta velocidade,  não deu nem para ver a cor do capacete, rsrsrs... Ao fim da descida uma parada para tomar agua e quem estava lá, o ciclista corredor.  O Roberto se aproximou e identificou o rapaz, eram parentes,  ex-marido de uma prima. Puxa que louco, naquele lugar encontrar uma pessoa que não víamos há muitos anos, foi um  encontro inusitado,  mais uma história para contar.

O caminho contou com casarões e lindas paisagens  o tempo todo,  e 5km antes de chegar em Agelina passamos pela Barragem do Garcia , onde a paradinha para foto é obrigatória , e aqui também encontramos os amigos da Bicicletaria  Felipe e Indianara que estavam passeando com a filha pequena

Chegamos em Angelina e fomos direto para o Sens Hotel , onde estava o carro do Roberto com nossas malas, isso mesmo, a moleza terminou, daqui para frente é com a bagagem e o Roberto volta para casa














dia  3 ....
dia  4 ....


dia  69 ...

estamos editando , dia por dia essa história vai sendo escrita .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário