2019 - CICLOVIAGEM EUROVELO 6 - Etapa 2 -Basiléia a Budapest





Dia 31 de maio deixamos Mulhouse na França para nossa segunda etapa da cicloviagem.

Seguimos margeando o canal Rhône au Rhim uns 20km até chegar em Niffer quando encontramos o Grande canal da Alsácia que juntamente com o Canal Rhône au Rhim seguem ao sul margeando o rio Reno até que em Uningue  onde atravessamos o Reno pela “ Passerelle des Trois Pays “ , passarela dos três países, considerada a mais longa ponte pedonal e para bicicletas do mundo. 



Passarela dos Três Paises
Entramos  Weil am Rhein uma pontinha de território Alemão e poucos metros depois chegamos na fronteira Suiça. Aqui uma região de livre comércio com muitas lojas e magazines para satisfazer o impulso consumista da maioria dos turistas que ali passam todos os dias.

Fronteira Alemanha - Suíça
Nós nem paramos para olhar, seguimos direto para Basiléia na Suiça.
Basiléia é a cidade que abriga a terceira maior população da Suiça sendo um grande centro de negócios inclusive abrigando o Banco de Compensações Internacionais (uma espécie de banco central dos bancos centrais). Nossa programação não contemplou visitas em todas as cidades, principalmente as de maior porte, assim aqui deixamos para traz o passeio na  Muralha ,que é o conjunto de fortificações medievais, na Catedral  Basel Minster,  e no Zoológico que é o mais antigo da Suíça e o maior em número de animais.


Basileia- Suíça
Fazendo um city tour básico  fomos até uma loja Decatlhon para corrigir um barulho em minha bicicleta, e lá encontramos um grupo de Brasileiros que estavam no inicio de uma  cicloviagem que fariam percorrendo a Eurovelo 15 conhecida como rota do rio Reno.  
Ocorre que no território Suiço as rotas Eurovelo 6 e Eurovelo 15 se desenvolvem juntas as margens do Reno.


Quando entramos na Suíça aflorou-nos  a expectativa do pais perfeito, porém nos primeiros 15 quilômetros tivemos uma certa decepção pois estávamos em uma área industrial e a ciclovia era de terra, pouco sinalizada e pouco conservada mesmo estando dentro de um parque.
Seguimos observando as indicações da Eurovelo 6, porem em algumas situações optamos por mudar a rota visto que os caminhos estavam muitos sinuosos, passando por diversas vilas e estradas não tão atrativas. A medida que avançamos , o visual foi melhorando e tornando mais agradável o pedal . 
Nossa primeira noite na Suíça foi em um camping ( schwimmbad am rhein) há uns 20 quilómetros depois da Basileia as margens do Reno.  Aqui estavamos em August na região da  Augusta Ráurica ,um sitio arqueológico romano e um museu ao ar livre onde foi o local da mais antiga colonia romana conhecida no Reno.


Augusta Rauricas- Suiça


Augusta Raurica- Suiça

A partir de agora muitos ciclistas começaram a aparecer, porém percebemos que tratavam-se de passeios  menores ,na maioria grupos de turistas com bikes de aluguel .

Pedalamos basicamente em ciclovias e ruas em meio a plantações e vilarejos pouco movimentados as margens do rio Reno.

Nosso terceiro dia tivemos de enfretar uma dura subida mas que trouxe como recompensa uma maravilhosa vista, mesmo que de longe,  dos alpes Suiços.

Rheinfelden- Suiça

Flurlingen Suíça
Freienstein Teufen Suíça



Por fim alcançamos um dos pontos mais turísticos e esperados na Suíça , as Cataratas do Reno.  São as maiores da Europa em extensão (largura 150 metros e altura 23) as cataratas fazem a divisa das comunas de Neuhausen am Rheinfall e Laufen, porém a cidade mais conhecida é Schaufausen muitas vezes lembrada erroneamente como a cidade das cataratas.
Chegamos pela margem direita do Rio, Laufen, onde há um receptivo ,Schloss Laufe que vende ingressos para quem quer utilizar as plataformas com vistas mais privilegiadas das cataratas. Nossa chegada coincidiu com um evento da Ferrari o que tumultuou demais o lugar, fazendo-nos optar em seguir viagem até Feuerthale  para ficar em um Camping e retornar no dia seguinte e fazer a visita com mais tranquilidade.


 Laufen am Rheinfall - Suiça


Chegando no Camping e conhecemos Alex , Antonieta  e seus quatro filhos, que viajam o mundo de bicicleta e são uma inspiração para qualquer um que pensa em cicloviajar.  

Camping em Feuerthalen - Suiça 
Voltamos no dia seguinte passando por Schaffausen e indo até Neuhausen onde alem das cataratas foi possivel avistar o  Castelo de Wörth

Castelo Wörth - Rheinfall

Rheinfall - Suiça

Rheinfall - Suiça


Retornamos passando novamente em Schaffhausen e aproveitamos para visitar o  Castelo de Munot  (Munotverein Schaffhausen) na uma fortaleza com arquiterura diferente das que costumamos ver no caminho,  seu acesso exige um esforço a mais pois há uma longa subida a ser vencida. O castelo em si mais parece um grande salão em forma circular e lembra uma  caverna, mas ao subir para o terraço temos um panorama de 360 graus da cidade de Schauffhausen valendo a vista.

Castelo Munot - Suiça

Castelo Munot - Suiça

Schaufausen - Suiça

Schaufausen - Suiça

Continuamos seguindo as margens esquerda  do Reno, intercalando o caminho em território alemão e suiço até chegarmos  em Stein  a ultima cidade na suíça. 


Neuhausen am Rheinfall - Suiça
Gailingen - Alemanha


Stein - Suiça

Depois seguimos em  território alemão as margens do Lago Constança  onde o Reno deságua e encerra nosso trajeto  conjunto com a Eurovelo 15. Sem dúvida um caminho deslumbrante combinando belas paisagens com as ciclovias.



Gaienhofen - Alemanha

Eiglitingen - Alemanha


Partimos para o norte para chegar em Tuttligen, um dos trechos mais difíceis até então, visto a longa subida que tivemos que enfrentar  até alcançar  o ponto mais alto da colina, em Emmingen, de  onde  mais uma vez pudemos avistar os alpes suíços completamente cobertos de neve,  enchendo nossos olhos .


Emmingem- Liptingen - Alemanha

Em Tuttligen, encontramos aquele que seria nosso grande companheiro de viagem daqui para frente; o  rio Danubio.  Há uns 20 km dali  em Donauesching , na Floresta Negra,  os rios Breg e Brigach se unem e nasce o Danúbio que é o segundo rio mais longo da Europa, e tem quase 2.900 km de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente até desaguar no mar Negro, no delta do Danúbio, nosso destino.
Entramos no parque nacional do Danúbio, um caminho basicamente em ciclovias, muita vegetação e muitos pássaros de varias espécies fazendo-nos ouvir os mais variados sons e melodias ao longo de nossos dias.



Camping  Tuttligen - Al

Tuttligen - Al

Fridingen - Al


Beuron - Al
Rabenfelsen - Al
Obere Donau EV Nacture Park
Destacamos  Sigmaringa, localizada no extremo sul dos Alpes Suábios, uma região de planalto no sul de Baden-Württemberg. Lá vemos o  castelo de Hohenzollern ,construído abaixo do estreito vale do rio Danúbio no atual Parque Natural do Alto Danúbio . O castelo é o maior dentre outros existentes no vale do Danúbio.
Castelo de Sigmaringen - Al

Camping em Sigmaringen - Al


Já mais a frente, em Ehingen ,optamos por fazer uma rota diferente da Eurovelo6, apesar de ser mais longa teríamos mais atrativos pelo caminho. 
Logo alcançamos Schelklingen com um parque  que abriga uma caverna da idade do gelo. O Hohle Fels Schelklingen é uma caverna no que produziu uma série de achados arqueológicos importantes que datam do Paleolítico Superior. Fizemos uma visita guiada, mas em idioma alemão o que  frustrou nossas expectativas

Hohle Fels Schelklingen - Al


 Chegamos em Blaubeuren onde a se encontra o Blautopf   , que é uma nascente que serve como fonte do rio Blau, e que  forma um dreno para o sistema de cavernas de Blau , onde o Blau, depois de 14,5 km deságua no rio Danúbio, na cidade de Ulm


Blautof - Blaubeuren - Al

Blaubeuren- Al


Chegamos Ulm, onde visitamos a Catedral de Ulm, construída em estilo gótico, é o símbolo da cidade. Tem 161,53 metros de altura sendo a maior torre de igreja do mundo.  Foi também o local de nascimento de  Albert Einstein (1879-1955), Prémio Nobel de Física de 1921.
Catedral Ulm - Al
maquete- Ulm - Al

maquete Catedral Ulm - Al

            

De Ulm a Dillingen uma diversidade de paisagens até com ruinas romanas  além de caminhos e em meio a uma mata com piso bem rustico que justificou bem o uso dos nossos pneus com cravos.
Neu Ulm - Al
Offingen - Al


Ruinas Romanas - Lauingen - Al
Albertus Magnus - Lauingen - Al


Dillingen an der Donau - Al
Camping Dillingen - Al





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                           Mulhose/Basiléia - Ulm /Dillingen



Dando sequencia passamos em Neuburgo, Ingolstatt e Neustatt Chegando em Regensburg  em ciclovias de terra e asfalto se alternando e sempre tendo como atrativos  os pássaros  e as plantações .


Rennertshofen - Al
Donauworth - Al
Donauworth - al
Kaisheim- Al
Neuburgo do Danúbio- Al
Neuburgo do Danúbio - Al
Neuburgo do Danúbio - Al
Ingostadt - al
Grobmehring - Al
Neustadt- Al
Befreiungshalle Kelheim - Al
Kelheim - Al
Bab Abbach - al

Uns 15 km antes de chegarmos em Regensburg , em Bab Abbach , um pequeno vilarejo, paramos por acaso para almoçar em um restaurante Vietnamita. Quando entrei no restaurante achei que estava no lugar errado, mas logo o Sr Joshep, que estava almoçando acompanhado da esposa e filha, Julia e Carina,  me chamou e fez a propaganda da casa, isso porque a dona uma Oriental mau conseguia se expressar. Eles juntos fizeram questão de explicar o cardápio e convencer nos de que era uma ótima opção. Realmente foi um ótimo custo benefício , e saimos de lá muito satisfeitos e com muito agradecimento pelo carinho recebido.
Bad Abbach  - restaurante vietinamita
Bad Abbach  - restaurante vietinamita

Regensburgo ou Ratisbona, é um cidade incrível, ampla e moderna. Planejamos ficar duas noites aqui, visto que teríamos um dia para visitar Munique.
Uma das atrações foi a grande loja de bicicleta, Stadler, com uma área de 3.000 metros quadrados com milhares de bicicletas , dos mais variados modelos, um paraíso para os ciclistas. 
Regensburgo - Al

Loja Stadler - Regensburgo - Al

Fizemos um city tour básico , conhecendo os principais pontos turísticos.
Em Regensburgo pegamos um trem que percorreu uns 120 km em uma hora e meia até chegar em Munique , bem mais rápido do que se fossemos de bike.
Fizemos uma roteiro para conhecer os melhores pontos turísticos da cidade no tempo que tínhamos, pouco mais de quatro horas. Munique, capital da Bavária, abriga prédios centenários e inúmeros museus. A cidade é conhecida pela celebração anual Oktoberfest e pelas cervejarias, inclusive a famosa Hofbräuhaus, fundada em 1589.


estação trem - Munique - al
Catedral Munique -Al
Munique- Al
Munique -Al


Englischer Garden - Munique - Al

Saindo de Regensburg fomos visitar o Templo de Walhalla que foi erguido em mármore, no início do século XIX, pelo rei Luís I da Baviera, tendo como modelo o Partenon em Atenas.


Walhalla - Al
Walhalla - Al
Walhalla -Al


....lindas paisagens sendo registradas pelo caminho

Donaustauf - Al
Worth an der Donau - Al
Pfatter - Al
Pfatter - Al
Kirchoroth- Al




Chegamos em Straubing e fomos direto para Camping Stadt ,para no dia seguinte pela manhã visitar a cidade e a Basilica de st Jacob , seguindo depois para Passau ,em um dia difícil pois haviam vários desvios devido uma reestruturação da ciclovia fazendo ampliar em alguns quilômetros nosso trajeto.
 Passau é a última cidade alemã de nossa rota, uma cidade interiorana que fica na fronteira com a Áustria, na confluência dos rios Danúbio, Inn e Ilz. , daí o apelido de "cidade dos três rios".
Além da peculiar beleza natural devido a sua geografia , destaca-se o entorno do Niederhaus ,castelo medieval e antigo mosteiro.


Straubing - Al
Winzer - Al
Vilshofen an der Donau - Passau- Al
Hacklstein - Passau - Al
Passau- Al
Passau-Al
Passau- al
Passau- Al
Passau- Al
Passau- Al







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                       ⏩Dillingen Ratisbona Passau 



Saindo de Passau, após pouco mais de 20 km, em Jochenstain  deixamos a Alemanhã, e entramos na Austria , uma fronteira sem qualquer formalidade em plena ciclovia ao lado do Danúbio.


Obernzell - Al
Jochenstein - Fronteira Alemanha - Austria 

Logo percebemos uma grande mudança, as ciclovias ressurgiram e a paisagem ficou mais exuberante, e o número de cicloturistas deve ter triplicado.
Começam também a ter caminhos alternativos, podendo seguir pela margem esquerda ou direita do rio, fizemos escolhas aleatórias geralmente utilizando balsas para a travessia , e assim  fomos diversificando.
Passamos por varias localidades , até chegarmos em Linz, capital de importante região industrial no estado da Alta Áustria .



Engelszell - Austria
Austria

Schlögen - Austria
Inzel - Austria
Austria
Aschach an der donau - Austria

Wilherring - Austria
Wilherring - Austria
Linz - austria
Linz - Austria
Linz - Austria
Catedral Linz - Austia
Vitral Catedral linz - Austria

De Linz,  seguimos uns 25 km para chegar no  lago  Ausse, em Asten ,  onde um há um o parque aquatico com diversos atrativos; banho em águas límpidas, áreas para tomar sol, vários restaurantes, área para camping e  especialmente dois elevadores para esqui aquático e wakeboardlazer.



Parque Aquático Ausee - Asten
Camping Lago Ausee


Relembrando , ainda estávamos em contato com nossos amigos Franceses, os que conhecemos lá próximo de Mulhouse, e  frequentemente  compartilhando a viagem , trocando idéias e nos divertindo. Foi por sugestão do Olivier que mudamos a rota para ir conhecer Enns por se tratar de uma comunidade que foi um dos primeiros lugares na Áustria a receber privilégios da cidade. A carta da cidade data de 22 de abril de 1212, o documento é exibido no museu local fazendo esta ser considerada a cidade mais antiga da Áustria. A cidade em si não foi tão interessante, mas conhecer um grupo de turistas coreanos foi o máximo, ficamos pelo menos 30 minutos conversando e tirando milhares de fotos.




Próximo destino conhecer Mauthausen - Gusen, que foi um complexo de campos de concentração construídos pelos nazistas na Áustria, situado a cerca de 20 km da cidade de Linz. Inicialmente consistindo apenas de um pequeno campo, transformou-se num dos maiores complexos de trabalho escravo da Europa ocupada pela Alemanha durante a II Guerra Mundial.   


Mauthausen
Mauthausen
Mauthausen - memorial


Chegamos em Grein e tendo mais um dia com muitas belezas e um intenso trafego de cicloviajantes ,ora solitários, ora em grupos , ora  famílias inteiras com crianças de todas as idades participando e convivendo com a cultura da bicicleta.
Partindo de Grein usamos uma balsa para realizar a travessia do Danúbio mudando de margem para poder chegar em Ybbs_an_der_Donau (YBBS - Ibosa do Danúbio) onde visitamos o museu da bicicleta, Fahrradmuseum . Pequeno mas com diversos modelos de bicicleta que foram minuciosamente apresentadas pelo administrador  que curiosamente era um assíduo telespectador do programa de pegadinhas do comediante joão cleber, o que rendeu uma boa conversa.


Grein - Austria
Grein - Austria
Grein - Austria
St Nikola an Der Donau - Austria
 YBBS- Austria
museu da bike - YBBS
museu da bike -YBBS
museu da bike -YBBS
museu da bike - YBBS
museu da bike -YBBS
museu da bike - YBBS


Seguindo a viagem, passamos por Melk  que abriga a Abadia de Melk, que é um centro espiritual e cultural de grande importância da Austria.  Faz parte da Paisagem Cultural de Wachau, um sítio classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 
Aqui experimentamos o tipico salsichão austríaco, um prato pouco elaborado mas com um sabor especial talvez pela forma de preparo.

Abadia de Melk - Austria
Salsichão - Austria



Seguindo para Viena, a capital da Austria, passamos por uma região de encostas com fortificações e ruínas centenárias que podem ser vistas de longe, em especial em Schönbühel onde tem o Castelo de Schönbühel  e mais a frente na margem oposta as   Ruinas  Hinterhaus


Castelo de Schönbühel


Oberansdorf - Austria

Ruinas Hinterhaus - Spitz - Austria








st Lorenz

Rio Danúbio 



A chegada em Viena foi um pouco agitada, como em toda cidade grande. Logo alcançamos uma ciclovia ,na margem esquerda do rio, que nos levou diretamente ao camping situado bem próximo da rota eurovelo6 porém afastado uns 5 km do centro de Viena. 
Quando chegamos no Camping, tivemos a noticia que não havia área disponível para a acampar ,pois em razão de um evento musical na cidade as acomodação estavam completas. 
Nossa alternativa foi seguir para a próxima cidade, Orth an der Donau , uns 20 km  a frente e lá ficamos em uma pousada.
No dia seguinte seguimos por 22km até Petronell Carnuntum. No caminho pudemos conhecer uma ruína conhecida como Heidentor , qué é um arco triunfal do império Romano.  Chegamos no Camping há tempo de armar a barraca, almoçar e pegar o trem para visitar  Viena.  


Orth an der Donau-Austria


Heidentor - Petronel Carnuntum - Austria

Em Viena, havia uma leve garoa, mas que não impediu que visitássemos alguns dos diversos monumentos históricos, museus e  parques da cidade. Diríamos que nossas quatro horas de visita não foram suficiente para conhecer tudo que queríamos, realmente achamos que perdemos em não ter ficado um dia a mais.


Viena
Viena




Viena


Viena

Viena

Viena

Viena

Viena

Viena

Viena




Terminando o território Austríaco passamos por Hainburg  e finalmente Wolfsthal que fica uns 5km da fronteira com Eslováquia.  Tivemos mais um dia de lindas paisagens e lindas ciclovias, tendo certeza que neste roteiro a Austria sem dúvida é a mais estruturada para os cicloturistas.


Hainburg - Austria


Chegamos na Bratislava, a capital da Eslováquia, situa-se ao longo do rio Danúbio, na fronteira com a Áustria e a Hungria. Está rodeada de vinhas e pelas montanhas dos Pequenos Cárpatos, atravessada por trilhos arborizados de caminhada e de bicicleta. A cidade velha do século XVII, exclusivamente pedonal, é conhecida pelos animados bares e cafés. Situado no cimo de uma colina, o Castelo de Bratislava, reconstruído, contempla a cidade velha e o Danúbio.

Pouco antes da chegar na cidade, fizemos um desvio e pudemos avistar na margem oposta o  Castelo de Devin .


Castelo de Devin

Em Bratislava, fizemos um city tour ( dicas blog vida cigana) bem completo conhecendo castelos, catedrais, praças e parques  e ainda pegamos um ônibus e fomos visitar de perto o Castelo de Devin  que fica uns 12 km distante do centro.
Ponte UFO - Bratislava


Ponte UFO - Bratislava
Freedom Square - Bratislava
Estatua Cumil ( o observador) 
Castelo de Bratislava 
Castelo de  Bratislava 



Castelo de Devin - Bratislava
Castelo de Devin - Bratislava

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                        ⏩Passau - Bratislava



Depois de Bratislava começa uma nova fase da cicloviagem, isto porque as placas de sinalização e as ciclovias passam a ser escassas ,  tivemos que usar mapas e o GPS para nossa melhor orientação.
Sobre mapas, posso dizer que mesmo tendo o treck log no GPS, que é fundamental,  foi muito importante poder  verificar as rotas no mapa pois  facilita muito e evita aborrecimentos. Existem coleções de mapas disponíveis nas grandes livrarias e podem  ser adquiridos pela internet.


Foram apenas uns 15 km em território Eslováquio, passando Cunovo chegamos na fronteira, delimitada penas por uma pequena bandeira  fixada em uma placa. Percorremos mais três quilômetros e chegamos na primeira cidade Hugara , Rajka.
Neste dia , chegamos em Lipót e ficamos em um camping Termal. Na verdade foi um presente, não sabiamos que o parque aquático fazia parte do Camping, e para nossa felicidade pudemos curtir uma tarde nas piscinas.



Seguimos para Kamerón, que também tinha Camping com termas, era tudo que precisavamos depois de quase dois meses viajando.




De Kameróm, atravessamos o Danúbio e fomos para Komárno na Eslováquia. 
Assim que deixamos Komárno, em Iza  (Eslováquia), entramos em uma área com ruinas de um antigo acampamento militar romano chamado   Kelemantia . 


Kelemantia - Iza- Eslováquia
Viajamos um dia até Stürovo, onde atravessamos novamente o Danúbio chegando
em Eszterngom
Esztergom - Hungria
Esztergom - Hungria
Basilica de Esztergom- Hungria


 



Chegamos em Budapeste, alternando os caminhos nas margens esquerda e direita do rio, uns 10 km antes do centro já nos vimos em meio a uma zona completamente urbana, cidade grande , muito movimento lembrando das vias de são Paulo.

Budapeste é uma cidade singular, a capital da Hungria, é dividida pelo rio Danúbio. Sua ponte Széchenyi Lánchíd, do século XIX, conecta o elevado distrito de Buda ao lado plano de Peste. Um plano inclinado, chamado de Budavári Sikló, sobe a Colina do Castelo até a Cidade Antiga de Buda, onde o Budapesti Történeti Múzeum conta a vida da cidade desde a época romana. com muitos atrativos para se conhecer.

Pedalamos pelo menos 30 km passeando pelos pontos turísticos, mesmo a cidade não oferecendo boas condições para circulação de bicicletas, mas não deixou de ser a cidade mais encantadora de todas visitadas durante nossa viagem.



Termas de Széchenyi
O Jardim dos Filósofos

O Jardim dos Filósofos
Castelo de Buda



Parlamento

estatua da liberdade - citadella


Millennium Monument

Citadella

Deixamos Budapeste para traz, em breve publicaremos a terceira etapa da cicloviagem, vamos mostrar como foram os trinta dias até chegarmos no Delta do Danúbio , no Mar Negro . ( veja também a parte 1 de Nantes a Basiléia)






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Bratislava - Budapeste

Mulhose/Basel/Ulm/Dillingen

Dillingen/Ratisbona/Passau 

Passau - Bratislava



veja DESPESAS / POR DIA / POR PESSOA  ➘


Não contempla Aéreo

veja distâncias e hospedagens (Casal) , dia a dia ➘➘


1635 km , 56 km dia  ( 30 dias com 23 dias pedalados )
Desp.  Hospedagem , média  28,48 euros  dia/casal ( 23 dias camping , 7 dias hospedagem )

Esta foi só a segunda etapa ( 01 a 30 de junho de  2019) de uma cicloviagem que durou quatro meses, em que percorremos 6500 km de bicicleta, passando por 11 países e dois continentes.

🔂 veja etapa 1
⏩ Nantes a Basiléia

🔂 veja etapa 3
 Budapeste a Constanta

🔂 veja Turquia
⏩ Turquia

fotos e filmes poderão ser vistos também no instagran (@queropedalar), facebook (queropedalarcicloviagens) e youtube (canal regina stella e canal queropedalar)

Caso queira informações e dicas,  melhor contato email cstella@uol.com.br



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